Instituições do Estado alocadas na CCMQ

Instituto Estadual de Música (IEM)

Instituição da Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), o Instituto Estadual de Música — IEM — foi criado pela Portaria número 11 em 23 de novembro de 1990 para promover e apoiar políticas públicas para o segmento musical em âmbito estadual. Tem entre suas competências a realização de cursos, oficinas, atividades de documentação e pesquisa, encontros, congressos, seminários, festivais, e apresentações musicais.

No ano de 2015, o Instituto criou a Associação de Amigos do Instituto Estadual de Música — AMIEM. O coletivo integra profissionais do fazer musical do Rio Grande do Sul visando apoiar as ações do IEM de fomento a produção, difusão e circulação da música gaúcha. A AMIEM busca representar esta classe de profissionais, fomentar a cultura musical nos diversos âmbitos da sociedade civil, executar e promover políticas públicas que deem suporte ao exercício da atividade ao propor e cobrar do poder público melhorias nas condições de trabalho de todos os agentes da cadeia produtiva, ampliando assim suas oportunidades.

O IEM organiza e apoia ações de difusão da música gaúcha, cursos e oficinas de formação e atualização profissional, de nível médio, técnico e superior, na busca pelo aprimoramento qualitativo dos(as) músicos(as), produtores(as) e educadores(as) musicais gaúchos(as). A Instituição também realiza ações de fomento à produção, difusão, circulação e intercâmbio da música gaúcha em parceria com o sistema Pró-cultura RS.

Direção: Adriana Sperandir
Atendimento por agendamento: de terça a sexta, das 8h30 às 12h e das 13h30 às 18h.
Fone: (51) 3226 9433
E-mail: institutoestadualdemusicars@gmail.com | discotecanathohenn@gmail.com

DISCOTECA PÚBLICA NATHO HENN

4º ANDAR – ALA LESTE
A Discoteca Pública Natho Henn (DPNH) é uma das mais antigas instituições da Secretaria de Estado da Cultura (SEDAC), tendo sido criada em pela Lei nº 2.345, de 29 de janeiro de 1954 e inaugurada em 14 de abril de 1955. Desde o início, vem trabalhando como uma unidade voltada ao registro, organização e difusão das atividades musicais realizadas no Rio Grande do Sul e abriga um importante acervo discográfico e bibliográfico. Em seus espaços estão: Biblioteca Armando Albuquerque, Sala Radamés Gnattali e Espaço Lupicínio Rodrigues.

AUDITÓRIO LUIZ COSME

4º ANDAR – ALA OESTE
Capacidade: 80 lugares, mais 3 cadeirantes.
Recebe apresentações musicais, cinema, vídeo e seminários.

Instituto Estadual de Artes Visuais (IEAvi)

Instituição da Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), o Instituto Estadual de Artes Visuais — IEAVi, criado no dia 20 de julho de 1990, tem a função de coordenar ações relacionadas que promovam e integrem às artes visuais em âmbito regional, bem como intercâmbios com outros centros culturais do país e do exterior. Entre seus objetivos estão o desenvolvimento e fortalecimento do sistema de arte no Rio Grande do Sul, a ampliação do seu circuito divulgação artística, o incentivo à manifestação de novos talentos e do colecionismo, a pesquisa e a documentação da produção em artes visuais.

Direção: Adriana Boff

Galeria Augusto Meyer (3º andar) e Fotogaleria Virgilio Calegari (7º andar)
Horário de funcionamento: de terça a domingo, das 10h às 19h.
Fone: (51) 3221-5900
E-mail: ieavirs@gmail.com

RS Criativo

O RS Criativo é um programa estratégico de governo, operado pela Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul (Sedac). Criado e atualizado pelos Decretos nº 50.975/2013 e 54894/2019, busca promover o desenvolvimento e o fortalecimento da economia criativa do Rio Grande do Sul. Contempla os princípios de criatividade, diversidade cultural, sustentabilidade e inclusão social para a promoção e o fomento dos setores e territórios criativos, gerando, assim, emprego e renda. Além disso, é uma iniciativa intersetorial, que articula ações com as demais secretarias estaduais.

O programa atua por meio de cinco eixos: Observatório – Pesquisa e Informação (sistematização de informações, indicadores e pesquisas); Mercado e Circulação (ações de promoção e inserção do RS nos circuitos internacionais para aumentar a competitividade e abrir novos mercados para a economia criativa, organização de projetos de cooperação e atração de investimentos internacionais); Territórios Criativos (disseminação das cadeias produtivas da economia criativa em todo o RS, diálogo e apoio a ações e iniciativas já existentes no território); Promoção e Investimento (identificação de distintas fontes de financiamento para os setores da economia criativa, formulação de políticas de captação de recursos junto ao setor privado e instituições multilaterais); e Capacitação e Residência (capacitação permanente de novos empreendedores da economia criativa com a oferta de cursos, consultorias, residências e encontros setoriais).

O RS Criativo oferece recursos e formação voltados ao desenvolvimento de competências de gestão e inovação, visando à qualificação dos profissionais e dos empreendimentos, para o fortalecimento do ecossistema local de negócios na economia criativa.

Hub Criativa Birô

3º andar da Casa de Cultura Mario Quintana
E-mail: rscriativo@sedac.rs.gov.br
Horários de atendimento: de terça a sexta-feira, das 9h às 18h

Instituto Estadual de Cinema (IECine)

Instituição da Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), o Instituto Estadual de Cinema (Iecine) foi criado pelo Decreto Executivo número 32.289 em 22 de julho de 1986 para desenvolver políticas públicas e incentivar, de forma sistemática, a produção, distribuição e exibição cinematográfica no estado. Entre as iniciativas mais conhecidas estão o Prêmio Iecine de Curtas, realizado desde 1986, e também a elaboração de editais para a área do audiovisual junto ao Pro-cultura RS. O Iecine é umas das entidades organizadoras do Festival de Cinema de Gramado, representando a Secretaria da Cultura do RS, e coopera com vários outros festivais organizados no estado.

Um convênio com a Associação Profissional de Técnicos Cinematográficos do Rio Grande do Sul — APTC/ABD-RS permite disponibilizar câmeras, microfones, iluminação e equipamentos de edição para a realização de filmagens. Este material está disponível para a classe cinematográfica no Laboratório Iecine, desde que o solicitante esteja cadastrado com sua entidade profissional ou tenha sido contemplado por convênio com os cursos de cinema do estado.

Para além das fronteiras gaúchas, o Iecine realiza parcerias com instituições cinematográficas do Brasil e da América Latina com o fomento de produções cinematográficas, a realização de mostras, festivais e a participação em encontros e debates, sempre visando contribuir com desenvolvimento da cadeia produtiva do audiovisual.

Diretora: Sofia Rodrigues Ferreira
Fone: (51) 3286-81-00
E-mail: iecine@gmail.com

Cinemateca Paulo Amorim

A Cinemateca Paulo Amorim, vinculada ao Instituto Estadual de Cinema, instituições da Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), foi criada oficialmente no dia 6 de agosto de 1986 e reúne as três salas de cinema localizadas no térreo da Casa de Cultura Mario Quintana: Sala Paulo Amorim, Sala Eduardo Hirtz e Sala Eduardo Hirtz.

A Cinemateca é o espaço mais antigo e tradicional no circuito de salas de arte de Porto Alegre e oferece uma programação que prioriza os filmes autorais e as cinematografias independentes, além de ser uma vitrine da produção gaúcha e brasileira e parceira de vários festivais e mostras exclusivas. Aberta de terça-feira a domingo, a Cinemateca Paulo Amorim oferece cerca de 50 sessões semanais, entre estreias, continuações e exibições especiais. O público se caracteriza como um frequentador fiel e que busca alternativas ao circuito comercial e de blockbusters.

Direção: Mônica Kanitz
Fone (51) 3136.5233
imprensa@cinematecapauloamorim.com.br
www.cinematecapauloamorim.com.br

Centro de Desenvolvimento da Expressão (CDE)

O Centro de Desenvolvimento da Expressão (CDE- 5.º andar da Casa de Cultura Mario Quintana), criado em 12 de abril de 1961, é uma instituição da Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), atuante nas áreas educativa, artística e cultural. Desenvolve ações através de visitas mediadas às exposições e realização de cursos e oficinas destinadas aos públicos infantil, juvenil e adulto. Visa o diálogo com diferentes linguagens criativas direcionadas à experiência com as artes visuais.

Direção: Adriana Boff
Fone: (51) 3233-5032
Email: cdepoars@gmail.com

Museu da Arte Contemporânea RS (MACRS)

Inaugurado em 18 de março de 1992, o Museu de Arte Contemporânea do RS (MACRS), é uma instituição da Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), cujo objetivo é pesquisar, promover e preservar a arte contemporânea brasileira e estrangeira. Enquanto instituição consciente de sua responsabilidade social, propõe-se a ser um espaço de acolhimento à pluralidade e diversidade cultural por meio da arte, desenvolvendo uma política de aquisição de obras para o acervo centrada nos princípios da equidade e representatividade. Da mesma forma, busca ampliar sua abrangência com ações educativas pautadas a partir da mesma perspectiva e princípios, procurando formar novos públicos e expandir os seus conhecimentos através da integração e do diálogo.

O Museu está localizado na Casa de Cultura Mario Quintana (Rua dos Andradas, 736), onde é constituído por sua administração, no 3.º andar, e pelas galerias Sotero Cosme e Xico Stockinger, no 6.º andar. Já na Rua Comendador Azevedo, 256, encontra-se o MACRS 4.º Distrito, nova sede do Museu.

Diretora: Adriana Boff
Horário de funcionamento das galerias localizadas na CCMQ: De terça a domingo, das 10h às 19h
Fone: (51) 3221 5900
E-mail: mac.macrs@gmail.com

Biblioteca Lucília Minssen