A Casa e o Poeta

A CASA

Casa de Cultura Mario Quintana é uma instituição multicultural ligada à Secretaria de Estado da Cultura (Sedac) do Governo do Estado do Rio Grande do Sul.

A história da Casa de Cultura Mario Quintana tem início em julho de 1980, com a compra do antigo prédio do Hotel Majestic, pelo Banrisul. Em 29 de dezembro de 1982, o governo do Estado adquiriu o imóvel do Banrisul e, um ano mais tarde, em 1983, o prédio foi arrolado como patrimônio histórico, tendo início, a partir de então, sua transformação em Casa de Cultura. Por meio da Lei estadual nº 7.803 de 8 de julho de 1983, o espaço recebeu a denominação de Mario Quintana, passando a fazer parte da então Subsecretaria de Cultura do Estado, ligada à Secretaria de Educação (Seduc)

A obra de transformação física do hotel em Casa de Cultura, entre elaboração do projeto e construção, desenvolveu-se de 1987 a 1990. O projeto foi assinado pelos arquitetos Flávio Kiefer e Joel Gorski, os quais tiveram o desafio de planejar 12.000 m2 de área construída para a área cultural, em 1.540m2 de terreno.

Em 25 de setembro de 1990 a Casa de Cultura Mario Quintana é oficialmente inaugurada, logo após a criação da Secretaria de Estado da Cultura, que foi criada pela Lei Estadual 9.117, em 20 de julho do mesmo ano.

Os espaços da Casa de Cultura Mario Quintana estão voltados para o cinema, a música, as artes visuais, a dança, o teatro, a literatura, a realização de oficinas e eventos ligados a todas as formas de arte. Eles homenageiam grandes nomes da cultura do Estado do Rio Grande do Sul.

 

O POETA

Mario Quintana nasceu em Alegrete, dia 30 de julho de 1906 e, com 20 anos, veio morar em Porto Alegre. Morou no Hotel Majestic de 1968 a 1980.

Publicou mais de 20 livros, sem contar as antologias. O primeiro, aos 34 anos, "A Rua dos Cataventos". O último, em 1990: "Velório sem Defunto". Com Sapato Florido, Pé de Pilão, Caderno H, Esconderijos do tempo, Lili inventa o mundo, consagrou-se como poeta do cotidiano e lirismo, e um dos ícones da literatura brasileira.

Poeta, jornalista e tradutor, trabalhou nos Jornais O Estado do Rio Grande e no Correio do Povo (com sua coluna Caderno H). Como tradutor, notabilizou-se com sua impecável tradução de Proust. Traduziu a literatura européia, como Giovani Papini, Virginia Woolf, Voltaire, entre outros.

Morreu em 5 de maio de 1994, aos 87 anos. Pelo governo do Estado foi imortalizado na Casa de Cultura que leva seu nome e, principalmente, pelo Quarto do Poeta, uma reconstituição fiel com móveis e objetos pessoais do escritor.

 

A Associação de Amigos

Gestão 2017 / 2019

Presidente: Liana Beatriz Ferreira Zogbi

Vice: Flavio Antônio Camargo Porcello

Tesouraria: José Eduardo da Silva Vital

1ª secretaria: Nicea Irigaray Brasil

A Associação dos Amigos da Casa de Cultura Mario Quintana (AACCMQ), entidade sem fins lucrativos, foi fundada no dia 21 de dezembro de 1984. É, possivelmente, a única entidade do gênero que nasceu antes da criação e da abertura da instituição cultural a que é relacionada. Nasceu a partir da iniciativa de um grupo de porto-alegrenses comprometidos com o fazer cultural que encontrou apoio de integrantes do poder público. Esta união permitiu, em 1990, a entrega ao público do complexo cultural Casa de Cultura Mario Quintana, instalado no original edifício do número 736 da Rua da Praia, onde funcionara o Hotel Majestic.

A efetivação do projeto ocorreu com a aprovação da Lei Estadual nº 7803, em 8 de julho de 1983. Já era então evidente a urgência da restauração do velho e abandonado prédiom, projetado pelo arquiteto alemão Theo Wiederpahn e construído a partir de 1916. Para isso, a Associação  buscou  suporte financeiro obtido através da captação de recursos governamentais e privados.

Iniciativa de mecenato coletivo, a AACCMQ é uma instituição legalmente constituída, que possibilita a realização de atividades artísticas e culturais na CCMQ. Cabe à Associação encaminhar projetos culturais que permitam a indispensável captação de recursos financeiros e patrocínios.

Endereço: Rua dos Andradas, 736 / sala 2 | 2º andar da CCMQ

Contatos: (51) 3227-3431 | 3226-9284 | 3225-9587

E-mail:  accmq@terra.com.br

Site: http://www.aaccmq.com.br/site/ 

Facebook: https://www.facebook.com/AACCMQ

Instagram: https://www.instagram.com/aaccmq/

Patrocinador Master
Patrocinador
Realização