Casa de Cultura Mario Quintana celebra 250 anos de Jane Austen entre outubro e dezembro
Em comemoração aos 250 anos de nascimento da escritora Jane Austen, a Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ), instituição da Secretaria da Cultura (Sedac), realiza um Clube de Leitura dedicado às suas obras clássicas, entre os meses de outubro e dezembro. A programação começa na quinta-feira (16/10), quando ocorre a exibição do filme “Razão e Sensibilidade” (1995). No sábado (18/10), às 15h, na Sala Sérgio Napp 1, haverá o momento de discussão da obra literária que antecedeu o filme. Para este primeiro encontro, as inscrições podem ser realizadas no link.
Considerada uma das autoras mais influentes da literatura ocidental, as suas histórias seguem atuais ao retratar, com ironia e sutileza, temas como moral, casamento, posição social e independência feminina. O projeto prevê encontros programados, quando serão discutidos três títulos: “Razão e Sensibilidade” (1811), “Emma” (1815) e “Orgulho e Preconceito” (1813). Na mesma semana de cada encontro, haverá também a exibição de filmes inspirados nas obras, em uma parceria com a Cinemateca Paulo Amorim. As duas atividades são independentes — não é obrigatório assistir aos filmes para participar do Clube de Leitura, nem o contrário.
Novembro e dezembro
Em novembro, o título abordado será “Emma” (1815). No dia 13/11 (quinta-feira), será exibido o filme “As Patricinhas de Beverly Hills” (1995) — uma adaptação moderna da obra de Austen. Já em 15/11 (sábado), o debate será em torno do livro, um romance que explora as “confusões” em que Emma Woodhouse se envolve. Inscrições no link.
Para encerrar a programação, na segunda quinta-feira de dezembro (11/12), será exibido “Orgulho e Preconceito” (2005), sucesso dos anos 2000, baseado na obra literária mais famosa de Jane Austen. A obra será discutida no último encontro do Clube, em 13/12 (sábado).
Clube de Leitura
Os encontros do “Clube de Leitura” são gratuitos, porém exigem inscrição prévia. O formulário será disponibilizado dez dias antes de sua realização, no Instagram da CCMQ.
O plano bianual da CCMQ é financiado pela Lei Rouanet e apresentado pela Petrobras, e conta com patrocínio direto do Banrisul; patrocínio prata da Hyundai, Paraflu e Lojas Renner; apoio de Tintas Renner, Banco Topázio, iSend e Senior Sistemas; e realização do Ministério da Cultura – Governo Federal – Do lado do povo brasileiro.
SERVIÇO
Clube de Leitura
Razão e Sensibilidade: 18/10. Inscrições no link.
Emma: 15/11. Inscrições no link.
Orgulho e Preconceito: 13/12. Inscrições no link.
*Encontros sempre às 15h, em diferentes espaços da Casa.
Especial de Cinema
Quando: 16/10, 13/11 e 11/12
Onde: Cinemateca Paulo Amorim
*Mais informações no link
Publicado: 09/10/2025