Notícias Casa de Cultura realiza aula aberta sobre a obra de Mario Quintana

Atividade integra a programação comemorativa pelos 119 anos de nascimento do poeta e será conduzida pelo escritor e professor Altair Martins. | Foto: Leonid Streliaev

Casa de Cultura realiza aula aberta sobre a obra de Mario Quintana


Em celebração aos 119 anos de nascimento de Mario Quintana, a Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ), instituição da Secretaria da Cultura (Sedac), convida o público para uma aula aberta sobre a vida e a produção artística do autor. O encontro “A obra poética de Mario Quintana” será conduzido pelo escritor e professor Altair Martins no dia 9 de agosto, das 14h às 17h, no Auditório Luis Cosme. 

Com uma abordagem crítica e sensível, Martins propõe uma leitura aprofundada do extenso universo literário de Quintana, revelando camadas menos exploradas e os múltiplos discursos presentes em sua escrita. O ministrante, autor de livros como “A parede no escuro” (vencedor do Prêmio São Paulo de Literatura), “Enquanto água” e “Os donos do inverno”, também é professor universitário e pesquisador nas áreas de escrita criativa, criação literária e literatura brasileira. Sua experiência entre o fazer e a docência se reflete na condução da atividade, oferecendo ao público uma oportunidade de diálogo imersivo.

Além de valorizar a memória e a atualidade de sua obra, a proposta marca a contagem regressiva para os 120 anos de nascimento de Mario Quintana, a serem celebrados em 2026.

Programação especial marca 119 anos do nascimento do poeta

Entre as ações já em curso em homenagem a Mario Quintana está a instalação educativa “Uma carta muito séria”, criada pelo Núcleo Educativo da CCMQ. A ação, que segue em andamento até domingo (3/8), convida o público a deixar mensagens de afeto ao escritor, reconhecendo a poesia nos pequenos gestos e nas miudezas do cotidiano. 

Outro destaque é a “Ocupação Literária”, projeto realizado em parceria com o Instituto Estadual do Livro (IEL) e a Biblioteca Pública do Estado (BPE), e que oferece um espaço de criação e diálogo a escritoras e escritores. Os nove selecionados para a edição deste ano — Alec Pairet, Daniela Ferreira, Fernanda Peixoto, Frederico Linardi, Leila Teixeira, Luciana Brandão, Sara França, Stela Rates e Taiasmin Ohnmacht — ocupam espaços coletivos na CCMQ entre julho e dezembro, desenvolvendo propostas autorais e participando de formações, encontros e outras atividades. 

Ainda, a Casa tem a satisfação de disponibilizar ao público uma raridade: a edição original da revista “Cadernos do Extremo Sul”, que reúne poemas de Mario Quintana sob o título, talvez irônico, de “Inéditos e esparsos”. À época, o poeta já publicava amplamente — em livros como A Rua dos Cataventos (1940), Canções (1946), Sapato Florido (1948), O Aprendiz de Feiticeiro (1950) e Espelho Mágico (1951), e também na Revista Província de São Pedro — com os textos do “Caderno H”. 

O valor dessa publicação está, sobretudo, no fato de muitos poemas virem acompanhados da data em que foram escritos, algo raro em sua obra. Isso permite vislumbrar o processo criativo de Quintana, que transitava livremente entre prosa e poesia, sem se prender a formas rígidas, como fez ao longo de toda sua trajetória.

A aula com Altair Martins é gratuita, e as inscrições podem ser feitas pelo link

Serviço

A obra poética de Mario Quintana — Aula aberta
Quando: Sábado (9/8), das 14h às 17h
Onde: Auditório Luís Cosme, 4º andar da CCMQ (Rua dos Andradas, 736 – Centro Histórico, Porto Alegre)
Inscrições: bit.ly/aulaaberta-marioquintana

 

 

 

 

 

 

Palavras-chave: aula aberta, casa de cultura mario quintana, mario quintana, poeta.


Publicado: 29/07/2025