Notícias CCMQ abre instalação audiovisual Tensão Superficial

A videoinstalação traz da impossibilidade a possibilidade de renovação de um ciclo através da destruição da imagem.

CCMQ abre instalação audiovisual Tensão Superficial


A Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ), instituição vinculada à Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), recebe a partir da próxima quinta-feira, 9 de março, a videoinstalação Tensão Superficial, do artista Vado Vergara. A inauguração acontece às 19h, na Sala Radamés Gnattali, no 4º andar da CCMQ (Andradas, 736 – Centro Histórico). O texto de apresentação é de autoria da artista e professora do Departamento de Artes Visuais da UFRGS, Claudia Zanatta.
A obra parte da ideia de um mundo que tem como lógica o absurdo. Uma cabeça de peixe é encontrada no concreto da cidade onde antes era o rio e isso pode se tratar de um acontecimento cotidiano. Da palavra que escava à imagem que reivindica a sua forma, Tensão Superficial é uma videoinstalação que traz da impossibilidade a possibilidade de renovação de um ciclo através da destruição da imagem.
Vado Vergara é formado em Produção Audiovisual pela PUCRS e Mestre em Poéticas Visuais pelo PPGAV/UFRGS. Pesquisador da relação entre imagem e palavra a partir das ideias de fracasso e absurdo, seus filmes já circularam por mais de 50 festivais nacionais e internacionais, museus, galerias e mostras de cinema e vídeo arte. Em 2019, recebeu o prêmio “Lawrence Kasdan Award”, (Oscar® Award Qualifying), no 57º Ann Arbor Film Festival, o mais antigo festival de filmes de vanguarda da América do Norte. Vado Vergara também recebeu o prêmio de Melhor Direção no FestUni do 51º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro.
Exposição: Tensão Superficial
Abertura:  9 de março, quinta-feira | 19h
Visitação: de terça a domingo, das 10h às 20h – entrada franca

Onde: Sala Radamés Gnattali | 4º andar da CCMQ


Publicado: 03/03/2023