Notícias CCMQ apresenta “Curta no Jardim – audiovisual ao ar livre” 

CCMQ apresenta “Curta no Jardim – audiovisual ao ar livre” 


A Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ), instituição vinculada à Secretaria de  Estado da Cultura (Sedac), terá programação especial no Jardim Lutzenberger todas  as quintas-feiras à noite, a partir de 15 de fevereiro. Para aproveitar o verão e  desfrutar do espaço ao máximo, a CCMQ, em parceria com o Instituto Estadual de  Cinema (Iecine) e a Cinemateca Paulo Amorim, lançam o projeto “Curta no Jardim“,  que consiste em exibições audiovisuais ao ar livre.

As sessões serão gratuitas e não será necessário fazer inscrição prévia. O público  deverá levar cadeiras de praia para assistir às projeções no Jardim Lutzenberger. As  sessões começarão sempre às 19h30 e terão duração aproximada de 30 a 45 minutos.

A proposta é dividida em dois blocos e apresentará filmes produzidos  principalmente por artistas visuais. Entre 15 de fevereiro e 07 de março, serão  realizados quatro encontros em parceria com a Fundação Vera Chaves Barcellos,  com uma seleção de videoarte feita pelos curadores Arthur Bonfim e Bruna Martin,  membros do Núcleo de Acervo da FVCB. A segunda parte do projeto, também com  quatro noites de exibições, acontecerá entre 14 de março e 04 de abril, com filmes  do acervo do Festival CineEsquemaNovo.

Segundo a diretora da CCMQ, Germana Konrath, “o projeto Curta no Jardim busca  oferecer um espaço de exibição e diálogo com produções experimentais, recentes e  fora do circuito comercial, em um ambiente aberto e agradável, proporcionando uma  experiência estética diferenciada para o público diversificado da Casa de Cultura”.

Além das projeções cinematográficas, os parceiros comerciais da CCMQ, Lola Bar e  Térreo Restaurante, terão pontos de venda temporários no local, oferecendo um  cardápio especial para atender o público participante.

A seleção realizada por Arthur Bonfim e Bruna Martin convida o público a explorar o  acervo artístico da FVCB. Através do arquivo de obras em vídeo, composto por 135  vídeos que vão desde a década de 1970 até os anos 2000, os curadores propõem  um recorte que destaca a variedade e a experimentação de artistas e coletivos.

A primeira exibição, que ocorrerá no dia 15 de fevereiro, focará na produção do  artista Claudio Goulart (Porto Alegre, RS, 1954 – Amsterdã, Holanda, 2005). Já a  segunda (22/02) e a terceira (29/02) terão ênfase na experimentação em videoarte.  No dia 22 de fevereiro, a programação será voltada para o Kanaal Zero, um  programa de televisão coordenado por artistas, incluindo o próprio Goulart, e

transmitido em Amsterdam. A terceira noite apresentará trabalhos do acervo da  Fundação produzidos por artistas nacionais e internacionais, entre os anos 1990 e  2000. Por fim, no dia 07 de março, que encerra o primeiro bloco do “Curta no  Jardim“, será exibida uma seleção de vídeos de Letícia Parente (Salvador, BA, 1930 – Rio de Janeiro, RJ, 1991), uma artista e cientista que foi pioneira da videoarte  brasileira na década de 1970. Em seus vídeos, questões relacionadas à condição  feminina, clausura, desconforto, migração e experimentações com o corpo são  exploradas.

Além da CCMQ, o Iecine e a Cinemateca Paulo Amorim são instituições vinculadas à  Secretaria de Estado da Cultura (Sedac). Este projeto é financiado pela Lei Federal  de Incentivo à Cultura e conta com o patrocínio direto do Banrisul, Patrocínio Ventos  do Sul, apoio do Banco Topázio, DLL, Navegação Aliança, Tintas Renner e é  realizado pelo Ministério da Cultura – Governo Federal.

Sobre a FVCB  

Fundada oficialmente em 2005, a Fundação Vera Chaves Barcellos – FVCB é uma  instituição cultural e educativa, sem fins lucrativos, que atua em Viamão e Porto  Alegre. Sua missão é preservar, pesquisar e divulgar a obra da artista Vera Chaves  Barcellos, além de incentivar a criação e a pesquisa nas artes visuais. A FVCB tem  um dos maiores acervos de arte contemporânea do Sul do Brasil, com mais de 4 mil  obras de aproximadamente 600 artistas brasileiros e estrangeiros. A programação  anual inclui duas exposições gratuitas que oferecem ao público diferentes  perspectivas sobre o acervo artístico da instituição.

Sobre o acervo de videoarte da FVCB e do Kanaal Zero 

O acervo de videoarte da Fundação Vera Chaves Barcellos é uma coleção rica que  reflete a diversidade e a inovação presentes na produção artística contemporânea,  com obras que datam dos anos 1970 até os anos 2000. Composto por 135 vídeos, o  acervo inclui uma variedade de obras de artistas e coletivos, proporcionando uma  visão abrangente das diferentes abordagens e estilos na videoarte. Cada peça  contribui para a construção de um patrimônio digital que não apenas documenta, mas também interpreta as complexidades da sociedade contemporânea.

Dentro desse acervo, estão as videoartes criadas pelo artista Claudio Goulart,  doadas à instituição juntamente com a maior parte de sua produção artística pela  fundação holandesa “Art Zone”. As fitas de vídeo originais de Goulart foram  completamente digitalizadas e abrangem uma ampla variedade de vídeos, muitos  dos quais foram apresentados por meio do Kanaal Zero.

O Kanaal Zero era um programa de televisão exibido mensal e semanalmente no  canal de televisão a cabo “Salto Channel” em Amsterdã. A programação era  coordenada pelos artistas Claudio Goulart (BR), David Garcia (UK) e Raul Marroquin  (CO), em parceria com duas organizações criadas para apoiar artistas que  trabalhavam com videoarte na Holanda: Montevideo e Time Based Arts.

A programação incluía a exibição de produções artísticas de videoarte,  principalmente de artistas holandeses, mas também de outras regiões da Europa e  do continente americano, incluindo o próprio Goulart.

Além de realizar a curadoria da produção de videoarte da época, Claudio Goulart  também apresentava seus próprios vídeos, encomendava trabalhos de outros  artistas para o canal e organizava curadorias temáticas durante as transmissões.  Ao todo, foram realizadas 75 transmissões do Kanaal Zero entre 1991 e 1994.

Serviço: 
Curta no Jardim – Projeção audiovisual ao ar livre
Quintas-feiras, a partir de 15/02
Horário: 19h30
*Evento gratuito, sem inscrições prévias

Programação Curta no Jardim – FVCB  
Data: 15/02 – Seleção de vídeos do artista Claudio Goulart
Data: 22/02 – Seleção de filmes do Kanaal Zero (artistas Claudio Goulart, Alix  Pearlstein, Lennaart van Oldenborgh, David Garcia, A.Nigten – S.Wijnans, Maricken  Verheyen, Flavio Pons, Raul Marroquin, Jop Horst)
Data: 29/02 – Seleção de vídeos da coleção FVCB (artistas Marco Arruda, Chico  Dantas, Dore O., Monika Funke Stern)
Data: 07/03 – Seleção de vídeos de Letícia Parente


Publicado: 15/02/2024