Notícias CCMQ e RS Criativo divulgam propostas selecionadas para ocupar o Espaço Vitrine em 2024

CCMQ e RS Criativo divulgam propostas selecionadas para ocupar o Espaço Vitrine em 2024


A Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ) e o RS Criativo, instituição e programa da Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), tornam público o resultado da chamada aberta para ocupação do Espaço Vitrine ao longo de 2024. O edital, que esteve aberto para inscrições entre 2 de dezembro de 2023 e 14 de janeiro de 2024, recebeu 53 propostas para uso do espaço, localizado no andar térreo da CCMQ. 

À comissão julgadora coube a tarefa de eleger as quatro propostas mais relevantes, levando em consideração os critérios estabelecidos no edital, como a relação com as artes e a economia criativa, a inclusão social e a colaboração, além de criatividade, criação autoral, sustentabilidade e adequação às especificações do espaço. As propostas selecionadas foram: Grafita aí, Casa Hermosa Novelaria, Vilarejo Cerâmico e Estúdio Hybrido. Também foi selecionado como suplente o projeto Do lixo ao livro. 

As propostas escolhidas abrangem diferentes linguagens e campos, como moda, artes visuais, literatura, grafitti, novelaria, cerâmica e artesanato. O Grafita Aí tem como objetivo a formação de um coletivo de mulheres de diferentes gerações voltadas à economia criativa e à sustentabilidade através das artes visuais, moda urbana e graffiti. Promete trazer para o espaço diferentes produtos como jaquetas grafitadas, agendas, telas, camisetas e ecobags, além de proporcionar trocas de saberes com convidadas especiais ao longo de sua ocupação.

No campo da novelaria, a Casa Hermosa propõe um espaço de educação patrimonial envolvendo os fazeres manuais e a lã natural. A loja oferecerá feltros e fios de lã natural, além de outros produtos que envolvem a rede local de produção e beneficiamento da matéria prima em diferentes territórios do RS. Também serão oferecidas oficinas como feltragem, bordado, tecelagem e tricô.   

A cerâmica estará representada no Espaço Vitrine ao longo de 2024 com o projeto Vilarejo Cerâmico, um coletivo que tem à frente a artista Martina Berger. A proposta é trazer à CCMQ uma exposição de peças autorais com a participação de ceramistas do município de São Leopoldo e arredores. A ocupação contará com venda de itens artesanais, exposições temporárias, e pretende realizar oficinas e conversas sobre cerâmica criativa.  

Já o Estúdio Hybrido, formado pelo artista visual Marcelo Moreira e pela designer de moda Vanessa Berg, trará objetos de arte, gravuras, vestuário, acessórios, obras audiovisuais e fotografias, além de promover encontros, workshops e demonstrações de práticas artísticas. 

Por fim, o projeto suplente, do Lixo ao Livro, tem ênfase na literatura e na reciclagem. Sob coordenação do artista e produtor cultural Alex Rangel, a proposta busca em materiais descartados insumos para a produção de livros artesanais e peças autorais. O projeto oferecerá, se contemplado, além da venda de produtos, oficinas e momentos de ativação do espaço com intervenções artísticas. 

O projeto Vitrine CCMQ + RS Criativo acontece desde maio de 2021, com o intuito de dar visibilidade, gerar redes de trocas e renda para artistas, artesãos e designers do RS e já contemplou quinze iniciativas, sempre com aporte financeiro e com ênfase em um olhar de cidadania cultural. Os projetos selecionados, que ocuparão o espaço ao longo de 2024, serão contatados em breve pela equipe de produção. 

A Casa de Cultura Mario Quintana tem o patrocínio direto do Banrisul. 

 

Palavras-chave: Artes, Chamada Aberta, Economia Criativa, Espaço Vitrine CCMQ + RS Criativo, Produtos autorais.


Publicado: 23/01/2024