Notícias CCMQ e RS Criativo lançam chamada aberta para feiras na Travessa dos Cataventos

CCMQ e RS Criativo lançam chamada aberta para feiras na Travessa dos Cataventos


A Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ) e o RS Criativo, instituição e programa da Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), tornam pública a chamada aberta para realização de feiras de economia criativa na Travessa Rua dos Cataventos ao longo de 2024. As inscrições estarão abertas no período de 15 de janeiro a 25 de fevereiro e, ao todo, serão selecionadas 10 propostas. As propostas contempladas serão divulgadas a partir de 4 de março. 

A iniciativa, que ocorre desde 2019, tem como objetivo dar visibilidade e gerar negócios para coletivos empreendedores do Rio Grande do Sul, que tenham como foco trabalhos artesanais e autorais. Estão aptas a se inscreverem pessoas jurídicas do setor criativo de todo o estado, como artistas, artesãos, designers e outros(as) criadores(as), cujo trabalho possa ser exibido e comercializado. Serão aceitas propostas individuais e coletivas e serão priorizados os projetos ligados às artes, à cultura e à economia criativa que promovam inclusão social, sustentabilidade e colaboração. Na escolha das propostas será valorizado o ineditismo, a inovação, a criatividade, a coerência, a viabilidade, o trabalho autoral e a autenticidade de cada proposta. 

As 10 feiras, selecionadas a partir da chamada, irão compor o calendário de programação da Travessa dos Cataventos ao longo de 2024. No último ano, estima-se que cada feira tenha mobilizado um público de cerca de 2 mil pessoas, o que representa uma ótima oportunidade para agentes criativos do estado não apenas exporem e venderem seus produtos e obras, mas também expandirem as suas redes de relacionamento. 

Segundo Germana Konrath, diretora da CCMQ, promover as feiras na Casa de Cultura é mais uma forma de dar visibilidade e incentivar trocas entre diferentes perfis de profissionais das artes, com o viés da sustentabilidade, tanto econômica quanto ambiental. “Nossa intenção é privilegiar produções autorais, principalmente aquelas de grupos minoritários e, com isso, colocar os públicos em contato direto com criadores e criadoras, valorizando essa produção”, afirma.

A chamada aberta completa pode ser acessada neste link e as inscrições deverão ser feitas exclusivamente via formulário online. Os materiais também estão disponíveis no site da CCMQ e nas redes sociais da CCMQ e do RS Criativo. Dúvidas poderão ser sanadas pelo e-mail editaisccmq@gmail.com

A CCMQ tem o patrocínio direto do Banrisul. 


S
erviço
Chamada aberta: https://bit.ly/chamada-aberta-feiras-economia-criativa-2024
Link para inscrição: https://bit.ly/inscricoes-chamada-aberta-feiras-2024
Inscrições de 15 de janeiro a 25 de fevereiro de 2024
Divulgação das propostas selecionadas: 4 de março de 2024 

 

 

Palavras-chave: CCMQ, Economia Criativa, Feiras na Travessa, RS Criativo, Sedac.


Publicado: 15/01/2024