Notícias CCMQ inaugura Índice Remissivo, projeto que une artes visuais e literatura

Além da exposição, cada edição encontros com o público - dentre eles uma oficina de escrita.

CCMQ inaugura Índice Remissivo, projeto que une artes visuais e literatura


Quinta-feira, 20 de julho, às 18h, acontece na Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ), no Espaço Maria Lídia Magliani (5o andar), a abertura da primeira edição da exposição Índice Remissivo, que tem Camila Elis como artista convidada. O projeto é uma proposição curatorial de Taís Cardoso e Daniel Galera.

Com a intenção de refletir sobre a colaboração entre os campos das artes visuais e da criação literária, ficcional e não ficcional, Índice Remissivo consiste em uma instalação composta por uma exposição individual combinada a uma estante de livros. Como parte do projeto, o artista convidado é convocado pelos curadores a compartilhar com o público uma lista de livros importantes para a sua formação e trajetória ou que componham sua pesquisa atual. No espaço expositivo, obras literárias e obras de arte dividem o espaço, propondo caminhos para pensar o atravessamento entre os campos a partir de uma poética específica.

A primeira convidada é Camila Elis, artista que, através da pintura, pensa sistemas de interação entre objetos, pessoas, ambientes e sensações abstratas. Conforme Taís, a escolha por Camila se deu, justamente, por sua obra ser em pintura abstrata e a relação com os livros não ficar evidente. “A Camila tem uma linguagem consistente, as questões de cor, volume, textura da pintura, e essa relação com os livros é um pouco misteriosa, é algo a ser descoberto”, aponta. “Achamos que vai ser legal para o público ver as pinturas, ver os livros e relacionar coisas que talvez, em um primeiro olhar, não relacionasse”, completa.

Além da exposição, cada edição terá um momento de encontro com o público, no qual o artista e Taís Cardoso conversarão sobre uma obra literária que traz questões relacionadas às obras expostas, e uma oficina de escrita, em dois encontros, conduzida por Daniel Galera a partir das obras em questão. Na edição de Camila Elis, a artista e a curadora debaterão o livro O Acontecimento, da francesa vencedora do Nobel de literatura Annie Ernaux. Os curadores também trarão suas contribuições bibliográficas para a estante. Ao longo do segundo semestre de 2023 o projeto terá mais duas edições.

O projeto conta com o apoio das livrarias Taverna e Beco dos Livros, onde estarão à venda algumas das obras literárias expostas no espaço expositivo. O acervo de livros do Museu de Arte Contemporânea do RS (MACRS) e da Biblioteca Erico Verissimo também serão usados pelo projeto. Após o período expositivo, alguns dos livros também estarão à disposição para serem emprestados da Biblioteca, localizada no terceiro andar da CCMQ, estimulando, assim, o trânsito e o diálogo entre os espaços que compõem a Casa de Cultura e seus arredores.

A CCMQ é uma instituição vinculada à Secretaria de Estado da Cultura (Sedac) e tem o patrocínio do Banrisul.

SERVIÇO

Índice Remissivo primeira edição Camila Elis

abertura 20/07/2023, quinta-feira

Horário: 18h

Local: Galeria Maria Lídia Magliani (Casa de Cultura Mario Quintana, 5o andar – Rua dos Andradas, 736 – Centro Histórico)

visitação: de 21/07 a 01/10, de terça a domingo, das 10h às 20h

Camila Elis e Taís Cardoso conversam sobre O Acontecimento, de Annie Ernaux

19/08, sábado

Horário: 16h

Local: Jardim Lutzenberger (Casa de Cultura Mario Quintana, 5o andar – Rua dos Andradas, 736 – Centro Histórico)

Oficinas de escrita com Daniel Galera

26/08 – parte 1

02/09 – parte 2

Horário: 10h às 11h30

Local: Ateliê do CDE (Casa de Cultura Mario Quintana, 5o andar – Rua dos Andradas, 736 – Centro Histórico)

As inscrições serão divulgadas mais próximo da data de acontecimento da atividade.

Sobre a artista

Camila Elis é Mestre em Artes Visuais pela ECA/USP e Bacharel em Artes Visuais pelo Instituto de Artes/UFRGS. Estudou pintura na UAL (University od the Artes London). Através da pintura, pensa sistemas de interação entre objetos, pessoas, ambientes e sensações abstratas, se propondo a motivar novas formas de coletividade e interação e explorando as ambiguidades constituintes da subjetividade humana.

Sobre os curadores

Daniel Galera é escritor e tradutor. Tem oito livros publicados, entre eles O deus das avencas (2021), Barba ensopada de sangue (2012, vencedor do Prêmio São Paulo de Literatura) e Mãos de Cavalo (2006), todos pela editora Companhia das Letras.

Taís Cardoso é mestre em História, Teoria e Crítica de Arte e bacharel em Ciências Sociais, ambos pela UFRGS. Atua escrevendo, pesquisando e organizando exposições sobre arte contemporânea.

Palavras-chave: Artes Visuais, Literatura, Oficina.


Publicado: 12/07/2023