Notícias CCMQ recebe oficinas integradas à Exposição “Fitas amarradas no ventilador para traçar o vento”

As oficinas são gratuitas | Crédito da foto: Guta Oliveira

CCMQ recebe oficinas integradas à Exposição “Fitas amarradas no ventilador para traçar o vento”


A Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ), instituição vinculada à Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), recebe cinco oficinas no mês de abril integradas à temática da exposição “Fitas amarradas no ventilador para traçar o vento”, que reúne instalações, pintura e linoleogravura sob a curadoria de Marina Feldens. As atividades que compõem o programa “Trançando os ventos” são todas gratuitas e desenvolvem propostas nas áreas de artes visuais, dança e cerâmica e serão ministradas pelos artistas e a curadora da exposição. 

“Cartografia da Saudade: Oficina de criação artística”, ministrada por Ana Paula Bertoldi, acontece na quinta-feira, 13 de abril, das 19h às 21h, na Sala Sérgio Napp 1 (2º andar da CCMQ). A oficina busca refletir sobre o percurso individual através de lembranças e afetos, criando a possibilidade de inventar outras narrativas biográficas e de estimular a análise do público sobre si mesmo, sobre sua expressão, movimento e os espaços que ocupam. 

Ana Paula Bertoldi é uma artista multidisciplinar, produtora e educadora. Graduada em artes visuais na UCS. Investiga as dinâmicas de corpo-espaço, refletindo sobre as margens entre comportamento, lembrança e desordem dos territórios sensíveis. Em 2021, sua trajetória foi contemplada pelo prêmio Mestra Sirley Amaro. Atualmente integra a equipe da Galeria Gazzebo em Porto Alegre.

“Onde o vento faz a curva: Possibilidades na curadoria” é uma oficina ministrada por Marina Feldens e acontece no dia 15 de abril, sábado, das 16h às 18h, na Sala Hermes Mancilha (4º andar da CCMQ). O processo criativo e a multidisciplinaridade na curadoria é o tema central da oficina. Estímulos temáticos e sensoriais, histórias reais, sonhos, viagens e outros disparadores são parte da construção de narrativas possíveis de serem exploradas nesse encontro. Além de um exercício experimental das diferentes funções que a curadoria pode abranger, a oficina é uma conversa aberta sobre o processo de criação da exposição “Fitas Amarradas no Ventilador para Traçar o Vento”. 

Marina Feldens é pesquisadora multidisciplinar em artes visuais e atua como arte-educadora, produtora e curadora. Seus projetos refletem o processo artístico como finalidade e a acessibilidade como construção de espaços de confiança. Foi parte da equipe de produção da 13ª Bienal do Mercosul ao longo de 2022 e atualmente trabalha na curadoria e produção da Galeria Gazzebo.

Laura Moreira ministra a oficina “Transfiguração: Formas de dançar”. A atividade acontece no dia 26 de abril, quarta-feira, das 19h às 21h, na Sala Marcos Barreto (4º andar da CCMQ). A oficina parte das perguntas “De que formas eu danço?”, “Que formas tenho enquanto danço?” e “De que formas eu posso dançar?” como ponto de partida e propõe uma vivência de experimentação corporal e imagética, em que se possa mover e transcrever o corpo em movimento. O público não precisa ter experiência em dança ou desenho, mas recomenda-se o uso de roupas confortáveis. 

A carioca Laura Moreira é professora e artista visual. Graduada em Letras pela UFRGS, integrou o coletivo Vôo da Pomba: laboratório de experimentação de performance e dança nas cidades, atuante em Porto Alegre. Participou da primeira residência artística do “FestFoto”. Em 2020, integrou o “Formas de la Idea”, grupo de estudos virtual de artistas e publicadores da América Latina e em 2021, integrou a exposição de mesmo nome, no Museo Nacional del Grabado em Buenos Aires.

A oficina “Cerâmica para Além-Mundos” é ministrada por Caru Brandi e acontece no dia 28 de abril, sexta-feira, das 16h às 18h, no CDE – Centro de Desenvolvimento de Expressão (5º andar da CCMQ), instituição vinculada à Sedac. A atividade propõe aos participantes pensarem na cerâmica como ferramenta de construção do imaginário e suas possibilidades e desdobramentos da dimensionalidade do imagético. A ideia central da oficina é desenvolver a partir da cerâmica fria seres e criaturas que habitam os mundos diversos de nosso inconsciente.

O portoalegrense Caru Brandi trabalha com diversas linguagens das artes, dentre elas a cerâmica e a pintura. Seu trabalho criativo reflete sua vivência como corpo-ação trans, com representações e celebrações do universo transmasculino e não-binário. O artista também brinca com a ideia de que corpos são compreendidos como humanos e não-humanos, utilizando-se da ideia do monstro e demônio.

Vitt ministra a “Oficina de Pintura para crianças” no dia 29 de abril, sábado, das 16h às 18h. A atividade acontece na Sala Hermes Mancilha (4º andar da CCMQ) e se destina a crianças de 8 a 12 anos. Partindo da poética desenvolvida pela artista, seu processo de criação e construção de personagens, os pequenos evocam as músicas que costumam ouvir e, junto de pincel e tinta, transformam em pinturas que contam um pouco das suas histórias.

Vitória Coutinho assina suas obras como Vitt. A artista trabalha há aproximadamente três anos fazendo personalização em roupas e telas.

A mostra “Fitas amarradas no ventilador para traçar o vento” parte de um olhar adulto da temática da infância, propondo uma interação sensorial com as obras apresentadas.  O ciclo de oficinas foi elaborado para que os públicos adentrem as memórias infantis e brincadeiras trabalhadas pelos proponentes. Conforme a curadora Marina Feldens, a proposta dde “Traçando os Ventos” é “trabalhar a autonomia e volatilidade dos ventos como caminhos que se cruzam, e as possibilidades do brincar, a partir de oficinas que ocorrem em encontros com diferentes linguagens artísticas, considerando que cada jogo tem suas formas de ser jogado”. 

Os interessados deverão se inscrever por meio dos formulários disponíveis no link da bio do Instagram da CCMQ (https://instagram.com/ccmarioquintana). As vagas serão prioritárias para pessoas trans, pretas, pardas ou indígenas.

A Casa de Cultura Mario Quintana tem o patrocínio do Banrisul. 


Serviço:  


“Cartografia da Saudade: Oficina de criação artística”, com Ana Paula Bertoldi

Quando: 13/04 (quinta-feira)

Horário: 19h às 21h

Onde: Sala Sergio Napp 1

Faixa-etária: a partir de 16 anos

15 vagas

Inscrições: https://forms.gle/N5uqtgA2Mph7q4FYA 

“Onde o vento faz a curva: Possibilidades na curadoria”, com Marina Feldens

Quando: 15/04 (sábado)

Horário: 16h às 18h

Onde: Sala Hermes Mancilha

Faixa-etária: a partir de 16 anos

15 vagas

Inscrições: https://forms.gle/v1cfSzW3CmRPqLDX6 

“Transfiguração: Formas de dançar”, com Laura Moreira

Quando: 26/04 (quarta-feira)

Horário: 19h às 21h

Onde: Sala Marcos Barreto

Faixa-etária: a partir de 14 anos

14 vagas

Inscrições: https://forms.gle/3GZwK9JVMmLJ1WQY6 

 

“Cerâmica para Além-Mundos”, com Caru Brandi

Quando: 28/04 (sexta-feira)

Horário: 16h às 18h

Onde: CDE

Faixa-etária: a partir de 16 anos

15 vagas

Inscrições: https://forms.gle/wcxVn2eeLn8JTbJ96 

 

“Oficina de Pintura para crianças”, com Vitt

Quando: 29/04 (sabado)

Horário: 16h às 18h

Onde: Sala Hermes Mancilha

Faixa-etária: de 8 a 12 anos

10 vagas

Inscrições: https://forms.gle/2oWyscYovoRVTnsG6 

Dúvidas: ccmqeducativo@gmail.com 

Mais informações para imprensa: ccmqcomunicacao@gmail.com 

Palavras-chave: Dança, Escultura, gratuito, Oficina, Pintura, Programação Infantil.


Publicado: 06/04/2023