Coletivo Errática apresenta “Yoko Tawada – Traduções Performáveis” na CCMQ
A Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ), instituição da Secretaria da Cultura (Sedac), recebe, na quarta-feira (29/4), às 20h, no Teatro Carlos Carvalho, a apresentação “Yoko Tawada – Traduções Performáveis”, proposta do “Coletivo Errática” que articula tradução literária e experimentação cênica. A atividade é gratuita e integra um projeto mais amplo de investigação sobre a obra teatral da escritora japonesa, reconhecida internacionalmente por sua produção que transita entre línguas, culturas e formas artísticas.
A apresentação é resultado de um processo de tradução desenvolvido em diálogo direto com a prática teatral. Partindo de leituras dramáticas e experimentações vocais e corporais, o grupo constrói o que denomina “traduções performáveis”, considerando elementos como ritmo, oralidade, respiração da linguagem e a relação entre texto e cena. A proposta busca aproximar o trabalho tradutório da experiência cênica, ampliando as possibilidades expressivas da dramaturgia.
Com direção de Jezebel De Carli, a leitura performativa reúne em cena Guega Peixoto, Gustavo Dienstmann, Mani Torres e Nina Picoli. A dramaturgia e tradução são assinadas por Eduardo Spieler, em parceria com Ana Carolina Cezimbra. O projeto conta ainda com arte gráfica de Francisco Gick e apoio do Instituto Goethe.

Foto: Coletivo Errática/Reprodução
O plano bianual da CCMQ é financiado pela Lei Rouanet e apresentado pela Petrobras, e conta com patrocínio direto do Banrisul; patrocínio BRDE; apoio de Tintas Renner, iSend; e realização do Ministério da Cultura – Governo Federal – Do lado do povo brasileiro. Onde tem patrocínio, tem governo do Brasil.
Serviço
Yoko Tawada – Traduções Performáveis
Quando: 29/04, quarta-feira, às 20h
Onde: Teatro Carlos Carvalho, 2º andar (Rua dos Andradas, 736 – Centro Histórico de Porto Alegre)
*Entrada gratuita. Retirada de ingressos às 19h
Publicado: 22/04/2026