Domingo (7) é dia de Samba do Quintana na CCMQ com participação da cantora Sol
A Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ), instituição da Secretaria da Cultura (Sedac), promove no domingo (7/9), a partir das 16h, a 21ª edição do Samba do Quintana. O projeto vai receber a participação especial da cantora gaúcha Sol, artista que vem conquistando espaço pela mistura de samba, MPB e soul em performances para dançar e se emocionar. O evento também contará com interpretação em Libras.
Sol vai trazer um repertório que valoriza grandes nomes da música brasileira, como Alcione, Preta Gil, Vinicius de Moraes e Zeca Pagodinho. Canções como “Olhos coloridos”, “Sinais de fogo” e “Telegrama” se somam a músicas que vivem na ponta da língua dos fãs do gênero, tais como “Você me vira a cabeça”, “Sorriso aberto” e o clássico “Não deixe o samba morrer”. A seleção promete momentos de celebração e nostalgia, com sucessos que atravessam gerações.
Além disso, em homenagem a Arlindo Cruz, todas as músicas executadas no primeiro bloco serão de sua autoria. O cantor e compositor, recentemente falecido aos 66 anos, foi um dos maiores sambistas do país, com 23 álbuns lançados ao longo de 36 anos de carreira. Entre eles, destacam-se obras que conquistaram reconhecimento internacional, como “Meu lugar”, “O que é amor?” e “O show tem que continuar”.
Segundo Sol, há ótimas expectativas para o show na Casa de Cultura. “Sinto-me honrada em participar formalmente com o grupo ‘Thiago Ribeiro & Amigos’, depois de tantas vezes estarmos juntos nos sambas pela cidade. Meu coração está tomado por amor e gratidão”, diz.
Também conhecida como “osolkay”, seu nome de usuário em redes sociais, Sol tem trilhado um caminho de destaque no cenário cultural do Estado. Já se apresentou em espaços renomados como o Theatro São Pedro, participou do festival Rap In Cena, abriu show de Tony Tornado e, recentemente, dividiu o microfone com Sandra de Sá e Serginho Moah. Atualmente, prepara seu primeiro single em parceria com o produtor Nitro Di e desenvolve composições autorais, afirmando sua identidade artística e consolidando sua presença na cena musical.
Um encontro da música popular
Realizado desde junho de 2023, o Samba do Quintana se tornou um dos principais pontos de encontro da música popular em Porto Alegre. A cada mês, a Travessa Rua dos Cataventos, espaço emblemático da cidade, se transforma em roda de samba, reunindo um público diverso em torno da tradição e da renovação do gênero. Em dois anos de projeto, já foram realizadas 20 edições, com um público estimado de cerca de 17 mil pessoas. A iniciativa fortalece a cultura da MPB no Rio Grande do Sul e promove o diálogo entre artistas consagrados e novos talentos.
A condução musical é da banda residente Thiago Ribeiro & Amigos, formada por Thiago Ribeiro (voz e cavaquinho), Fernando Duarte (repique de mão, tamborim e bongô), Franco Salvadoretti (flauta), Marcelo Rossi (violão), Paulo Wolff (pandeiro, carrilhão e chocalhos) e Rogério Menezes (tantan). A curadoria fica a cargo da jornalista e pesquisadora musical Bruna Paulin.
O plano bianual da CCMQ é financiado pela Lei Rouanet e apresentado pela Petrobras, e conta com patrocínio direto do Banrisul; patrocínio prata da Hyundai, Paraflu e Lojas Renner; apoio de Tintas Renner, Banco Topázio, iSend e Senior Sistemas; e realização do Ministério da Cultura – Governo Federal – União e Reconstrução.
Serviço
Samba do Quintana – Edição de setembro
Quando: Domingo (7/9), às 16h (com um intervalo de meia hora, das 18h às 18h30)
Onde: Travessa Rua dos Cataventos, na Casa de Cultura Mario Quintana (Rua dos Andradas, 736, Centro Histórico, Porto Alegre)
Em caso de chuva, o evento será transferido para o domingo seguinte (14/9)
Haverá intérprete de Libras.
Publicado: 03/09/2025