Notícias “Pôr-se em arte” é o novo projeto a ocupar a Vitrine CCMQ + RS Criativo

Projeto ocupa o espaço até final de setembro.

“Pôr-se em arte” é o novo projeto a ocupar a Vitrine CCMQ + RS Criativo


No sábado, 22 de julho, às 14h, inaugura, na Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ), a nova ocupação do Espaço Vitrine CCMQ + RS Criativo. O projeto “Pôr-se em Arte”, que reúne coletivos, artistas e artesãos, foi um dos quatro selecionados por meio da chamada pública lançada este ano, e é a segunda iniciativa a ocupar o espaço Vitrine, localizado no andar térreo da CCMQ, em 2023.

Pôr-se em Arte, idealizado por Patrícia Rangel, traz como proposta apresentar artistas e coletivos que trabalham a expressão artística a partir de uma perspectiva consciente da importância do aspecto terapêutico da auto expressão artística e criativa. Com esse objetivo, traz para o Espaço Vitrine o grupo Canoa, o coletivo Araucária Arte em Lã, a oficina familiar de brinquedos de madeira Respira e Brinca e os artistas Nelson Baibich, Mogui (Morgana) e a própria Patricia, que tem como marca da sua produção um engajamento com o processo criativo consciente bem como com seus conteúdos inconscientes. Os processos criativos serão expostos e compartilhados com o público, apresentando não apenas os resultados estéticos e particularidades de produção, mas também as diferentes maneiras como a criação pode se dar, com cada participante trazendo sua forma artística-artesanal individual como contribuição para o conjunto.

Ao longo do período em que o projeto estará no Espaço Vitrine, o público poderá participar da instalação “Pôr-se em Arte”, um grande tear construído de forma coletiva, e poderá conferir a proposta de economia circular chamada “Quem troca muda?” – uma oportunidade para atualizar os vasinhos de plantas das suas casas, já que trazendo uma muda de planta o público poderá trocar essa por outra que ele ainda não tenha.

Além disso, haverão peças artesanais e arte utilitária à venda, como mantas, almofadas, luminárias, brinquedos em madeira, colares, peças em cerâmica, desenhos originais de Baibich,potes em gesso e cimento feitos com reaproveitamento de vidro, além de reproduções fotográficas de aspectos arquitetônicos da CCMQ e itens como canetas, lápis e camisetas.

Promovido pela CCMQ e pelo RS Criativo, instituição e programa da Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), através da AACCMQ – Associação de Amigos da Casa de Cultura Mario Quintana, o projeto Vitrine acontece desde maio 2021, com o intuito de dar visibilidade e gerar renda para coletivos de artistas e artesãos. A Casa de Cultura Mario Quintana tem o patrocínio do Banrisul.

Serviço

Abertura da nova ocupação Vitrine CCMQ+ RS Criativo: Pôr-se em Arte

Data: 22/07/2023, sábado

Horário: 14h

Local: Casa de Cultura Mario Quintana, Espaço Vitrine (R. dos Andradas, 736 – Centro Histórico – andar térreo)

Funcionamento:  sexta a domingo, das 13h às 20h, até 25/09/2023

 

Sobre os participantes:
Araucária Arte em Lã | @araucaria_arte_em_la

Araucária é um coletivo de artesãs e criadoras de pequenos rebanhos de ovelhas na serra gaúcha.  Juntas há 15 anos, trabalham técnicas ancestrais de manejo com a lã natural ovina. Suas coleções são atemporais, com cores naturais, desenvolvidas com plantas e solos dos campos serranos. O coletivo também promove a proteção e preservação dos solos, das águas, fauna e flora do nosso bioma, tendo a sustentabilidade como um ponto central de sua prática.

 

Respira e Brinca | @respiraebrinca

A Respira e Brinca é uma oficina familiar de brinquedos de madeira. Lara Coletti e Douglas Lehn pesquisam e produzem brinquedos criativos e instigantes com o objetivo de sugerir um brincar que conecte os envolvidos. A proposta também visa trazer e apresentar seus estudos sobre o brincar-livre, apego seguro à comunicação não-violenta. Os brinquedos são pintados com corante alimentício e o seu acabamento é feito com óleo brasile, uma composição de óleos naturais puros extraídos da flora nativa do Brasil.

 

Grupo Canoa | @projetocanoagrupocanoa

O Canoa é um coletivo de mulheres artesãs que trabalha com o reaproveitamento de resíduos industriais na criação de peças únicas como colares, brincos e bolsas. São várias mulheres com histórias e dificuldades diferentes, mas que possuem uma paixão em comum: o prazer em criar peças criativas, cheias de estilo e sustentáveis, através da “terapia” do artesanato. Canoa traz forte o respeito ao meio ambiente e a geração de emprego e renda.

À frente do grupo está Edy Ferreira Ribeiro, costureira, artesã e empreendedora.

 

Mogui | @a.mogui

Morgana é a artista por traz da Mogui, ela traz no seu trabalho uma inspiração que mistura o concreto e o objetivo ao subjetivo e onírico. Seu trabalho em pintura, bordado e cerâmica é o espaço onde ela se encontra com suas necessidades criativas. Para ela, criar objetos torna-se parte de sua energia vital.  “Cogumelos, flores e animais sempre fizeram parte do meu universo onírico. Hoje, consigo materializar através das mãos as histórias que se formam no meu inconsciente.”

 

Nelson Baibich | @_artemtudo

Nelson é jornalista, publicitário, professor universitário aposentado e Mestre em Ciências da Linguagem. Teve sua primeira exposição individual no Centro Acadêmico da FAMECOS/PUCRS em 1974. Nos anos seguintes participou de várias exposições coletivas e individuais. Seu trabalho inicial foi o desenho preto e branco em bico de pena. Em 1989 trabalhou com acrílico sobre tela. Hoje desenvolve além do bico de pena, aquarelas e, mais recentemente, vem utilizando spray e caneta Posca sobre tela, o que considera a sua obra mais autoral.

 

Patrícia Rangel | @co_create_art

Produtora cultural, arte educadora, agente social e empreendedora sociocriativa. Formada em psicologia, mestre em Arte Comunitária pela Goldsmiths College de Londres, membro da Escola de Empreendedorismo Social de Londres e Arteterapeuta em formação pelo Instituto Junguiano do Brasil. Patrícia é a idealizadora da iniciativa Pôr-se em Arte.

Palavras-chave: Artesanato, Economia Criativa, Vitrine.


Publicado: 19/07/2023