Notícias Segunda edição do “Som na Casa” será neste sábado (6), na Casa de Cultura Mario Quintana

Evento reúne a DJ Garota Vinil e o jornalista Lúcio Brancato em uma celebração da cultura do vinil e do acervo da Discoteca Pública Natho Henn. | Foto: Felipe Diel/Ascom CCMQ

Segunda edição do “Som na Casa” será neste sábado (6), na Casa de Cultura Mario Quintana


A Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ), instituição da Secretaria da Cultura (Sedac), recebe neste sábado (6/9), às 17h, a segunda edição do “Som na Casa”, projeto de discotecagem realizado em parceria com o Instituto Estadual de Música (IEM). Com curadoria da DJ Garota Vinil, a iniciativa tem o objetivo de valorizar a prática cultural e aproximar o público do acervo da Discoteca Pública Natho Henn, patrimônio sonoro do Rio Grande do Sul. O evento acontece no Palco Lory F. e tem entrada gratuita.

Nesta edição, a DJ residente divide o set com o jornalista e radialista Lúcio Brancato, criador do canal Altos Plays no YouTube, voltado à pesquisa e à preservação do vinil. Com mais de 25 anos de experiência na comunicação e uma coleção extensa de discos, Brancato compartilha histórias, descobertas e curiosidades que enriquecem o olhar sobre a cultura dos LPs (Long Play: um tipo de disco de vinil de longa duração). 

Segundo a Garota Vinil, esse encontro será ainda mais envolvente que o primeiro, pois contará com o extenso repertório musical de Lúcio. “Acredito que teremos ainda mais qualidade sonora, pois nosso convidado tem grande experiência em música e colecionador de LPs. Ele vai montar sua playlist a partir da Discoteca Pública Natho Henn, de acordo com seu foco e gosto musical”, afirma.

Entre memória e experimentação, o “Som na Casa” promove a escuta coletiva, o acesso à música em formato analógico e reforça o protagonismo feminino na cena musical. O projeto terá edições mensais até dezembro, sempre combinando o olhar de Garota Vinil com convidados de diferentes áreas criativas.

Primeira edição

Integrando a programação do Dia Estadual do Patrimônio Cultural, a primeira edição do Som na Casa foi um sucesso absoluto, marcada pela interação constante entre a DJ e o público.

Para a Garota Vinil, a recepção superou as expectativas. “Fiquei muito feliz com a resposta do público, que destacou não só a nostalgia de algumas músicas, mas também a alegria de ouvir artistas do Rio Grande do Sul e de despertar memórias afetivas”, diz. “Houve também curiosidade, e até uma estranheza positiva, ao ver uma mulher DJ tocando LPs. Foi muito bacana, fiquei contente tanto com o retorno quanto com a experiência”, completa.

Discoteca

Inaugurada em 14 de abril de 1955 pelo músico Nathalio Rodrigues Henn, a Discoteca Pública Natho Henn preserva um dos mais importantes acervos musicais do Estado. São discos, gravações em áudio e vídeo, livros e partituras reunidos com a missão de conservar, organizar e compartilhar a produção musical brasileira e internacional.

Instalada no 4º andar da CCMQ, a Discoteca promove atividades como audições, oficinas, cursos, exposições e apresentações, abrindo espaço para pesquisadores, músicos e para o público em geral. O local também abriga a Biblioteca Armando Albuquerque, especializada em música, além da Sala Luis Cosme, salas de oficinas e um estúdio de gravação, consolidando-se como um centro de memória, criação e difusão musical.

O plano bianual da CCMQ é financiado pela Lei Rouanet e apresentado pela Petrobras, e conta com patrocínio direto do Banrisul; patrocínio prata da Hyundai, Paraflu e Lojas Renner; apoio de Tintas Renner, Banco Topázio, iSend e Senior Sistemas; e realização do Ministério da Cultura – Governo Federal – União e Reconstrução.

Serviço

Projeto Som na Casa
Quando: Sábado, 6 de setembro, das 17h às 19h
Onde: 4º andar da CCMQ, em frente ao palco Lory F. (Rua dos Andradas, 736 – Centro Histórico, Porto Alegre)
Entrada gratuita

 

 

Palavras-chave: casa de cultura mario quintana, discoteca pública natho henn, LPs, som na casa, vinil.


Publicado: 02/09/2025