Notícias CCMQ oferece oficina de escrita com Alec Lisboa

CCMQ oferece oficina de escrita com Alec Lisboa


No sábado, 27 de janeiro, às 15h30, a Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ) promove a oficina de escrita Por toda parte, resgatar a palavra, arrancar o texto, ministrada pelo escritor Alec Lisboa. A atividade faz parte da exposição Por toda a parte a ausência das mãos de Ítalo, atualmente em cartaz na Sala Radamés Gnatalli. 

A atividade propõe uma reflexão sobre os textos que nascem do cotidiano, inspirados nos objetos, lembranças e silêncios que nos fazem companhia. Além de uma conversa sobre os processos criativos dos e das participantes, a oficina contará com exercícios de escrita e troca de referências e escrevivências. 

A atividade é voltada para público maior de 18 anos, gratuita e os interessados poderão se inscrever através do link disponibilizado na bio do Instagram da CCMQ (https://instagram.com/ccmarioquintana). 

A mostra Por toda parte a ausência das mãos de Ítalo consiste em uma série de cartas da personagem Júlia dirigidas a seu irmão mais velho, Ítalo, que saiu de casa ao se assumir transgênero e não mantém contato com ela há sete anos. Ao descobrir que mudará de residência, ela escreve cartas em que trata das dinâmicas familiares e como a moradia se modificou ao longo do tempo, até culminar na mudança de endereço. Com uma narrativa sensível, Júlia expõe ao irmão como sua ausência é sentida diariamente nos gestos dos pais, no silêncio que ronda seu nome e na atmosfera da casa. Falar sobre esta ausência é a maneira de trazê-lo para junto de si. 

Por toda parte a ausência das mãos de Ítalo fica em cartaz até 11 de fevereiro. A CCMQ é uma instituição vinculada à Secretaria de Estado da Cultura (Sedac) e tem o patrocínio direto do Banrisul. 

Sobre o ministrante

Alec Lisboa é escritor, preparador e revisor de texto. Assina o texto das peças Por de Dentro e Aos meus querides fracassades: Festa, Fantasia e Desejo, também escreve e produz zines de poemas e textos experimentais. Pesquisa em seus trabalhos a relação dos sujeitos com a falta, o desejo e a memória, além de investigar como a presença de pessoas LGBTQIAPN+ em diferentes espaços consegue tensionar as narrativas colocadas como naturais. Alec também é colecionador de botões, trocadilhos ruins e observador de gatos.

Serviço
Por toda parte, resgatar a palavra, arrancar o texto
Oficina de escrita com Alec Lisboa, atividade paralela à exposição Por todas as partes a ausência das mãos de Ítalo
27/01/2024, sábado
Horário: 15h30
Local: CDE
10 vagas, inscrições via link https://instagram.com/ccmarioquintana
Não recomendado para menores de 18 anos 

Palavras-chave: Alec Lisboa, Escrita Criativa, Oficina, Por toda a parte a ausência das mãos de Ítalo.


Publicado: 23/01/2024