Notícias CCMQ é destaque no Troféu Açorianos de Artes Plásticas

CCMQ é destaque no Troféu Açorianos de Artes Plásticas


A Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ), instituição da Secretaria da Cultura (Sedac), foi um dos grandes destaques da 15ª edição do Prêmio Açorianos de Artes Plásticas. A CCMQ recebeu o Troféu Açorianos nas categorias Destaque InstitucionalDestaque Exposição Coletiva, com o I Circuito Latino-Americano de Arte Contemporânea, e o Prêmio Especial do Júri, com a ação coletiva “Quase-Oração”, da qual a casa foi apoiadora.

A solenidade de premiação, realizada na noite da última sexta-feira, 9 de dezembro, no Teatro Renascença, laureou ainda o trabalho de duas jovens artistas relacionadas à instituição. Pamela Zorn, colaboradora da CCMQ em distintos projetos, foi a vencedora na categoria Destaque Artista, e, ao receber o Troféu, falou sobre a  representatividade das mulheres negras no sistema das artes, ressaltando os desafios e a importância dos espaços viabilizados pela Casa de Cultura. Daniele Barbosa foi a ganhadora do Prêmio Jovem Curador | Aliança Francesa. A curadora realizou sua primeira exposição “Somos todas um só nó”, no espaço Maria Lídia Magliani, da CCMQ.

Ao receber a premiação, o diretor da CCMQ, Diego Groisman, agradeceu a toda a equipe da Casa de Cultura, à Secretaria de Estado da Cultura, em nome da Secretária Beatriz Araujo, e à Associação dos Amigos da Casa de Cultura Mario Quintana (AACCMQ). O diretor fez uma deferência especial aos artistas que passaram pela Casa e aos públicos visitantes que têm construído uma Casa de Cultura cada vez mais acolhedora, inclusiva e atenta à diversidade.

O I Circuito Latino-Americano de Arte Contemporânea (I CLAC) foi o vencedor na categoria Destaque Exposição Coletiva. A mostra ocupou diversos espaços da CCMQ e contou com obras de artistas de várias regiões do Brasil e da América Latina, debatendo os conceitos de territorialidade e identidade no mundo contemporâneo. A ação coletiva “Quase-Oração”, agraciada com o Prêmio Especial do Júri, contou com apoio da CCMQ e recentemente foi exposta na instituição, integrando a 13ª Bienal do Mercosul.

Diego Groisman agradeceu as premiações concedidas à instituição e comemorou o reconhecimento das jovens artistas envolvidas nas ações do espaço cultural. “A Casa de Cultura agradece o reconhecimento do Júri e parabeniza a todos os indicados e os projetos premiados, responsáveis por significativas realizações nas artes visuais na capital gaúcha”, enfatizou o diretor da CCMQ.

A secretária de Estado da Cultura, Beatriz Araujo, manifestou a satisfação pelo reconhecimento das instituições vinculadas à Sedac premiadas com o Troféu Açorianos (CCMQ e MARGS) e destacou que a conquista da Casa de Cultura se potencializa pela projeção de novos talentos das artes visuais. “As distinções, recebidas reverberam também na premiação de outros jovens artistas e curadores que encontram espaço para projetar seu trabalho nas salas expositivas, estruturadas pelas políticas culturais da Secretaria da Cultura”, destacou Beatriz Araujo.


Publicado: 12/12/2022