Notícias Coro de 150 vozes e cortejo artístico marcam celebração do Dia Estadual do Patrimônio Cultural na Casa de Cultura Mario Quintana

Programação inclui apresentação coletiva de 27 corais na sexta-feira (15) e caminhada com música e arte circense no domingo (17). | Foto: Felipe Diel/Divulgação CCMQ

Coro de 150 vozes e cortejo artístico marcam celebração do Dia Estadual do Patrimônio Cultural na Casa de Cultura Mario Quintana


Em comemoração ao 7º Dia Estadual do Patrimônio Cultural, o governo do Estado, por meio da Secretaria da Cultura (Sedac), realiza duas grandes atividades abertas ao público na Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ): uma apresentação especial de um coro formado por 150 vozes, na sexta-feira (15), às 19h, e o tradicional Cortejo do Patrimônio, que acontece no domingo (17), a partir das 17h, com trajeto por espaços simbólicos do Centro Histórico de Porto Alegre e dispersão na CCMQ. Ambos os eventos têm entrada gratuita.

Coro de 150 Vozes

Abrindo a programação do Dia do Patrimônio, na sexta-feira (15/8), a Travessa Rua dos Cataventos recebe o Coro de 150 Vozes em uma performance coletiva de coralistas vindos de diferentes regiões do Estado.

A ação é fruto de um convite feito pela CCMQ à Federação de Coros do Rio Grande do Sul (Fecors), sociedade civil sem fins lucrativos fundada em 1980, que atua na preservação e no fortalecimento do canto coral no Estado. Durante o planejamento do evento, a entidade reuniu representantes de 27 corais associados, oriundos de municípios como Porto Alegre, Alvorada, Novo Hamburgo, Campestre da Serra, Montenegro e Tramandaí, formando uma grande homenagem coletiva ao patrimônio gaúcho. Segundo Germana Konrath, diretora da Casa, “a ideia de organizar um coro tão numeroso é justamente sublinhar a pluralidade de vozes que marcam nossa cultura e nossa instituição. Buscamos integrar tantos grupos em uma apresentação única, com músicas conhecidas da população a fim de celebrar essa diversidade que compõem nosso patrimônio, enchendo a casa de música e de festa”. 

Eduardo Alves, professor de música e atual presidente da Fecors, é o responsável pela regência do coro. Segundo ele, o grupo está se preparando com um repertório de músicas populares do Rio Grande do Sul, conhecidas do grande público e que representam a diversidade de estilos da musicalidade local. “Temos nos reunido aos sábados, e a energia e comprometimento dos coralistas é aproveitada durante as duas horas do ensaio. […] Coralistas gostam de estar junto e cantar, e este evento está dando uma oportunidade para realizar este encontro musical e praticar o canto coral”, diz. E finaliza: “Estamos nos preparando muito para isso, para cantar bem e fazer o público cantar junto”.

O repertório escolhido contempla arranjos que transitam entre o nativismo e o pop rock. A disposição dos integrantes do coro ocupará o Palco Elis Regina, na Travessa Rua dos Cataventos, e se distribuirá pelas sacadas e janelas do segundo e terceiro andares da Casa, compondo um espetáculo visual e sonoro.

Foto: Felipe Diel/Divulgação CCMQ

Cortejo do Patrimônio

No domingo (17), ocorre o Cortejo do Patrimônio, com saída do Teatro de Arena às 17h e parada final na Casa de Cultura Mario Quintana. O itinerário inclui passagens por diversos prédios históricos do Centro de Porto Alegre, como Teatro de Arena, Museu de História Julio de Castilhos, Palácio Piratini, Theatro São Pedro, Biblioteca Pública do Estado, Farol Santander, Memorial do RS, MARGS e Musecom. Durante o trajeto, o público poderá acompanhar uma programação artística que combina música e circo, com paradas para apresentar as instituições.

O grupo Acromix participa com três artistas circenses: Dominique Martins e Zeca Padilha, nas pernas de pau, e Ana Carolina Martins, conduzindo a performance com malabares. A proposta é ocupar o espaço público com arte de rua. Já a animação musical fica por conta da Banda Saldanha, conhecida pelo repertório que mistura diferentes ritmos populares em um espírito carnavalesco. Neste ano, o percurso será finalizado com um momento dedicado à música na Travessa Rua dos Cataventos, onde os presentes poderão prestigiar e interagir com o grupo.

Também integram o cortejo o projeto Viva+POA — dedicado à divulgação de atividades culturais da cidade — e os guias Tamara Dias e Evandro Costa, que conduzem o público pelo percurso, destacando a história e as particularidades dos prédios e bens culturais que compõem o itinerário.

Foto: Ascom CCMQ

Instituído pelo Decreto 54.608/2019, o Dia Estadual do Patrimônio Cultural é celebrado em 17 de agosto desde 2019. A data foi criada pelo governo do Rio Grande do Sul com o objetivo de reafirmar o compromisso com a valorização da cultura local. 

O Coro de 150 Vozes e o Cortejo do Patrimônio integram uma ampla programação, promovida pela Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), que pode ser conferida na íntegra no site.

A Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ) é uma instituição da Secretaria de Estado da Cultura (Sedac). O plano anual da CCMQ é financiado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura e conta com patrocínio direto do Banrisul, patrocínio prata da Hyundai, Lojas Renner e Paraflu; apoio de Tintas Renner, Banco Topázio e iSend; e realização do Ministério da Cultura – Governo Federal – União e Reconstrução.

Serviço
Dia Estadual do Patrimônio Cultural

Coro de 150 Vozes
Quando: sexta-feira (15/8), às 19h
Onde: Travessa Rua dos Cataventos (Rua dos Andradas, 736 – Centro Histórico, Porto Alegre)

Cortejo do Patrimônio
Quando: domingo (17/08), às 17h
Onde: Inicia no Teatro de Arena, nos Altos do Viaduto da Borges de Medeiros e finaliza na Casa de Cultura Mario Quintana

*Ambos eventos serão mantidos mesmo em caso de chuva.

 

Palavras-chave: casa de cultura mario quintana, coral, cortejo, dia do patrimônio.


Publicado: 07/08/2025